Caso você esteja interessado(a) em proteger a sua marca, o primeiro passo é a realização de uma pesquisa técnica (busca). Na análise, deve-se verificar a viabilidade do registro no tocante aos requisitos legais, já que muitas vezes os interessados desejam marcas que contém símbolos, figuras ou nomes que são proibidos por lei, ou mesmo acreditam que não podem utilizar certo nome, quando, na verdade, podem.
Após a análise dos requisitos, deve ser realizada uma pesquisa da anterioridade nos bancos de dados dos institutos marcários do(s) país(es) ou território(s) em que a proteção é almejada (Ex.: INPI no Brasil). Para apoiar nas análises, existem modernas ferramentas que entregam parâmetros para que a orientação sobre a viabilidade ou não possa ser providenciada. As bases são a Lei, a Doutrina e as decisões anteriores, sendo a atuação do especialista determinante para um resultado confiável.
Nossa recomendação é que jamais um pedido de marca – e até mesmo um uso – seja feito sem o devido estudo prévio, pois as surpresas poderão vir mais tarde, após um investimento maior de tempo e dinheiro no site, publicidade, logotipo, fachada etc.
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