Na atualidade, diante da competitividade do mercado, toda empresa precisa, desde o começo de sua atuação, marcar presença na internet e nas redes sociais. Além disso, com a quantidade e diversidade de competidores, torna-se cada vez mais importante a distintividade e singularidade da empresa e de como ela vincula seus clientes aos seus produtos e serviços. Para tudo isso obviamente é imprescindível a escolha do nome e do logotipo que vão corporificar e representar essa empresa no mercado.
Contudo, não basta escolher um nome e querer começar. O empreendedor e empresário brasileiros precisam começar a olhar para o horizonte e planejar sua atuação. Se sua presença no meio digital é fundamental, é preciso verificar a disponibilidade do nome escolhido nas redes sociais e também como nome de domínio. Conjuntamente, é necessário um estudo jurídico desse nome para utilizá-lo como marca, ou seja, uma pesquisa que uma noção da possibilidade de sucesso do registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (veja nosso post sobre pesquisa de marca).
Apesar de ser menos essencial, é interessante também pesquisar o nome empresarial, uma vez que é possível, principalmente pela via do Judiciário, “brigar” por um nome com base no nome empresarial anterior ou mais antigo. Todas essas precauções ficam claras para quem atua com o contencioso judicial de propriedade intelectual, uma vez que é nele que desaguam os problemas quando não foi realizado, logo no início de uma empresa, uma boa gestão de seus direitos imateriais.
Autor: Raul Garbino Ramos de Lima
#liaebarbosa
#propriedadeintelectual
#registrodemarcas
#registrodedominio
#redessociais