Category :

A Xiaomi acaba de revelar algumas patentes de design para o órgão de propriedade intelectual chinês, o CNIPA, revelando que a empresa estaria interessada em projetar novos smartphones com câmeras retráteis, mas agora elevando ainda mais o nível do módulo de câmera para oferecer um conjunto de vários sensores.

Nas imagens, obtidas pelas site Shot Bytes, vemos que a empresa planeja ao menos três designs diferentes: o primeiro com quatro câmeras ao todo: duas frontais e duas traseiras integradas no mesmo módulo de câmera.

A ideia é muito semelhante ao que a Oppo realizou com o FindX lançado em junho de 2019 para deixar a tampa traseira mais limpa possível, sem sensores fotográficos visíveis.

Primeira solução de design com quatro câmeras no total: duas frontais e duas traseiras.

As outras duas patentes de design revelam que a Xiaomi estaria interessada em aumentar o número de sensores fotográficos nos seus smartphones: ao invés de oferecer cinco câmeras traseiras dispostas na vertical como é o caso do Mi Note 10, todas as câmeras ficariam escondidas no módulo, que só seria erguido quando necessário.

A empresa manteria as duas câmeras frontais em ambos os conceitos, mas vemos a segunda solução de design com três câmeras traseiras e o terceiro design com cinco câmeras.

Não sabemos se a Xiaomi realmente planeja apresentar algo semelhante ao que podemos ver nas imagens acima, mas visto que o registro é apenas uma patente de design, tudo fica em aberto: a empresa pode anunciar um novo flagship com câmera retrátil de até sete câmeras no módulo retrátil, mas talvez ela também possa deixar o projeto de lado nos próximos meses. A decisão fica completamente para a empresa e não é possível argumentar neste momento.

O próximo flagship da marca, o Mi 10, deve ser apresentado oficialmente em fevereiro deste ano, seguindo a mesma janela de anúncio e lançamento de 2019.