Category :

Uma patente recém-divulgada pelo site AppleInsider sugere que donos do iPad Pro poderão, em um futuro não muito distante, trabalhar com um lápis capaz de reconhecer ainda mais comandos por gestos e, quem sabe, que traga até mesmo uma câmera.

Entre os novos gestos chegando ao Apple Pencil podem estar a rolagem de páginas e vários comandos de navegação para o iPad OS.

Em uma tradução livre, o documento em questão detalha algo como:

Dispositivos de entrada baseados em toque, como uma caneta, podem receber entrada tátil de um usuário. As funções de entrada tátil podem ser executadas por um sensor de toque, como um dispositivo de detecção capacitiva. Um sensor de toque pode ser integrado a uma caneta em um formato discreto. A entrada tátil pode ser recebida no local de aderência natural do usuário. Além disso, a caneta pode efetivamente distinguir entre entradas táteis de um usuário e desconsiderar as entradas táteis sustentadas que são fornecidas enquanto o usuário simplesmente mantém a caneta no local de aderência natural do usuário.

Outro detalhe interessante mencionando nessa patente diz respeito a presença de uma câmera embutida junto com os sensores, o que poderia abrir as portas para recursos avançados como, por exemplo, um rastreamento ainda mais preciso.

É claro que algumas patentes servem mais para proteger propriedade intelectual, muitas vezes nem sequer chegando a aparecer em um produto comercial – mas como a Samsung está avançando cada vez mais nas funcionalidades da S-Pen, é hora da Apple correr atrás do prejuízo.

É até engraçado lembrar que Steve Jobs era fortemente contra uma caneta stylus nos produtos da maçã, mas precisamos entender que naquela época (2007) o mercado funcionava de uma forma diferente, não é verdade? 😉