A disputa por violação de patentes começou no ano passado com a Sharp a processar a Oppo no Tribunal de Propriedade Intelectual de Taiwan. A Sharp alegou que os smartphones Oppo que estavam sendo vendidos em Taiwan estavam a infringir uma das suas patentes LTE.
A Sharp e a OPPO anunciaram hoje que as empresas chegaram a um acordo global de licença de patentes cruzadas, incluindo patentes para tecnologias de comunicação e que cobrem vendas de produtos terminais de ambas as partes. O acordo de licenciamento cruzado também encerra todos os litígios em andamento entre as empresas em todo o mundo com questões como violação de patentes.
”As opiniões acentuadas de que este acordo reflete ambas as partes respeitam os valores de cada propriedade intelectual. Embora licenciemos patentes essenciais padrão para tecnologias de comunicação para várias empresas líderes, estamos satisfeitos que, com este acordo, possamos atualizar o valor do nosso portfólio de patentes mais uma vez”, disse Mototaka Taneya, Diretor Executivo da Business Research & Development BU President da Sharp.
”A OPPO acredita profundamente no valor da inovação e respeita muito a propriedade intelectual. Estamos satisfeitos com o resultado de que ambas as empresas resolvem as disputas globais de patentes de forma amigável. O acordo de licenciamento cruzado reconhece novamente a força IP da OPPO”, disse Adler Feng, diretor sénior de propriedade intelectual da OPPO.
A Sharp está sediada no Japão e tem sido uma das principais contribuintes no espaço dos sistemas de comunicação móvel, com mais contribuições para as tecnologias 3G, 4G e 5G. A empresa agora possui mais de 6.000 patentes que fornecem valor aos produtos 3G/4G/5G.
A OPPO, por outro lado, é uma gigante no mercado de smartphones, liderando com as suas séries Find e Reno. A empresa tem a sua própria skin Android chamada ColorOS com integração OPPO Cloud e OPPO+. A empresa chinesa opera em mais de 50 países e possui 6 Institutos de Pesquisa, juntamente com 5 Centros de P&D em todo o mundo.
Fonte: https://androidgeek.pt/%E2%80%8Ea-sharp-e-oppo-assinam-um-acordo-de-licencas-terminando-efetivamente-as-disputas-globais-de-patentes%E2%80%8E