Por mais que o mercado esteja estudando uma maneira de posicionar a câmera frontal abaixo do display dos smartphones, essa tecnologia ainda não está pronta para o grande público. Isso porque a tarefa é um tanto complexa e exige alguns anos de pesquisa e desenvolvimento.
Recentemente, vimos que a Xiaomi conseguiu registrar uma patente onde a novidade já estava presente. Agora, o Órgão de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) publicou um novo registro da empresa com tecnologia “mais madura” e quase pronta para ser comercializada.
De acordo com a documentação, a câmera frontal desse aparelho deve ficar centralizada ou no canto superior esquerdo. Veja abaixo o projeto de design indicando o local exato do sensor:
A patente da Xiaomi deixa bem claro que a área do display que cobre a câmera frontal deve ficar transparente quando ela for ativada. Assim, o usuário conseguirá tirar suas fotos de forma simples e sem se preocupar com os atuais mecanismos de pop-up.
Veja abaixo que o pessoal do LetsGoDigital criou uma renderização que mostra um smartphone mais realista com a tecnologia da Xiaomi. Podemos até especular que essa novidade pode ser um dos grandes atrativos do futuro Mi Mix 4:
O simples fato de conseguir esconder a câmera frontal sob o display já deve dar uma grande vantagem para o aparelho da chinesa. Isso porque não há mecanismos, entalhes e tampouco furos para acomodar o sensor.
Assim, finalmente teremos um smartphone com grande aproveitamento frontal. No entanto, como estamos falando de uma patente, é bom ter um pouco de paciência, uma vez que a tecnologia ainda pode demorar até chegar ao mercado.