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A “degenerescência” e “generificação” de marcas ocorre quando uma marca é utilizada como sinônimo do produto que identifica. Isso pode estar relacionado à qualidade do produto, ao pioneirismo de algumas marcas em determinado segmento, ou, por ser mais fácil e rápido que o nome ser pronunciado. Isso ocorreu, por exemplo, com as marcas “Cotonetes”, “Isopor” e “Fórmica”.

A generificação acontece quando as marcas, apesar de serem utilizadas como referência do produto, não perdem sua capacidade de se distinguir no mercado, como por exemplo, “Bombril”, “Chiclets” e “Yakult”. Diferentemente da degenerescência, que acaba por fazer com que as marcas se tornem de uso comum e caiam em domínio público, o que acarreta a perda da proteção marcária, como aconteceu com “Fórmica” e “Querosene”.

Ainda que haja vantagens em se ter uma marca famosa, também pode haver desvantagens no seu uso excessivo como sinônimo do produto comercializado, já que podem ocorrer os fenômenos aqui descritos.

Autora: Gabriela Cordeiro.

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