Uma patente da Volkswagen registrada no Escritório Alemão de Patentes e Marcas (DPMA) traz um sistema de maçaneta que “afunda” na porta do veículo automaticamente. Dessa forma, a peça fica escondida em momentos de tráfego ou quando o carro estiver estacionado (servindo como uma espécie a mais de segurança também).
Já quando o motorista precisa abrir o veículo para entrar, a maçaneta “surge” da porta e aciona duas hastes, opostas e vinculadas ao centro da peça. De acordo com os documentos (acessíveis aqui) a ideia também busca facilidade de operação.
Facilitando torque na maçaneta
Nesse formato quase “borboleta” (bem parecido com o que vemos em torneiras), mais torque pode ser aplicado à maçaneta pela mão da pessoa. A trava rotativa da porta atua conforme o movimento físico feito por meio desse sistema, para abrir e para fechar.
Uma vez fechada, a maçaneta se projeta para dentro da porta, se tornando uma pequena ranhura circular nivelada com o corpo do veículo. As hastes com mola se dobram para trás no cilindro quando não estão em uso, o que significa que a própria trava requer menos área de superfície no carro.
Na patente, consta que há opção da maçaneta oferecer “um botão de pressão acionável em sua parte frontal livre, por meio do qual o usuário pode destravar a fechadura da porta aplicando pressão”. Ou seja, por meio de um botão, interruptor ou sensor, a pressão é detectada, ativando eletricamente o atuador para destravar a fechadura da porta.
Não deixando a poeira entrar
Outras considerações da patente da Volkswagen remetem a um espaço estreito o suficiente para ser protegido de partículas minúsculas de sujeira ou semelhantes que poderiam entrar na porta. Dessa forma, também tendo uma atenção para uso em modelos off-road, que enfrentam ambientes mais “sujos”. Além disso, o desenho facilita a vedação da porta do veículo, protegendo contra a entrada de umidade ou líquido.
Os benefícios desse tipo de sistema de maçaneta que se esconde podem ter a ver com um design mais liso, dando um perfil mais limpo para um veículo (sem maçanetas saltando pelas laterais). Há também a questão aerodinâmica, que é beneficiada quando há menos itens interferindo no arrasto – algo bem interessante em tempos de carros elétricos, como a ID. Buzz, onde qualquer ajuda é importante para a eficiência.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2022/04/27/carros-e-tecnologia/patente-da-volkswagen-revela-macaneta-que-se-esconde-na-porta-do-veiculo/