Em 26 de dezembro, a Sony registrou uma patente para um novo tipo de controlador PlayStation. Ele já está no banco de dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), mas não está claro o que a Sony pretende fazer com o controlador. Por design, é semelhante ao moderno DualShock 4, familiar aos proprietários de PlayStation 4.
O novo controlador possui o mesmo layout de botões no painel frontal, o mesmo local das hastes cruzada e analógica. A única mudança real na frente do controle é que o botão PlayStation não é visto na patente.
Mas o lado de trás parece muito mais interessante. A patente contém idéias interessantes para o novo controlador (mesmo que elas nunca se tornem realidade), que incluem dois novos botões. Parece que essas são teclas programáveis para executar funções de outros botões do controlador, para que as ações possam ser anexadas a eles, a pedido do usuário.
Os dois botões traseiros parecem atuar como gatilhos adicionais. Embora na imagem principal eles estejam localizados diretamente atrás dos sticks analógicos, há uma menção de que a empresa pode movê-los para outros lugares no controlador final.
Embora o prazo para uma nova patente não possa deixar de causar associação com o PlayStation 5 que será lançado em 2020, não há indicação de que ele esteja realmente sendo projetado para o próximo console. Vale ressaltar que o design proposto possui uma porta micro-USB na parte superior do controlador, a mesma do DualShock 4, enquanto o controle do PlayStation 5 deve ter uma porta USB-C, portanto essa é provavelmente uma variação do antigo controlador.
A idéia de colocar gatilhos personalizados na parte de trás do gamepad não é nova. Os controladores PlayStation SCUF e Microsoft Xbox Elite também possuem gatilhos semelhantes. No entanto, a Sony nunca criou seu próprio controlador com esse recurso. Em dezembro, a Sony lançou um novo dispositivo chamado Back Button Attachment, que adiciona botões programáveis à parte traseira do controlador DualShock 4 padrão. Espera-se que o bico esteja à venda em janeiro de 2020 ao preço de US $ 29,99. A Sony pode estar usando esse periférico para tornar os controladores PS4 compatíveis com o futuro console, especialmente se a nova patente se relacionar ao PlayStation 5.