A documentação emitida pelo CNIPA – órgão de propriedade intelectual da China – foi liberada apenas nesta semana. Contudo, a patente foi solicitada em 2018, ou seja, ano em que os smartphones com câmera pop-up estavam no “augue” e o recurso era uma novidade no mercado.
Ao observar os esboços liberados no anexo da patente, é possível perceber que a ideia da Xiaomi era de fácil execução. Isso porque o mecanismo pop-up seguia a mesma lógica encontrada na concorrência. Veja nas imagens abaixo:
Economia e mercado 09 Jun
Apesar de usar o mecanismo para aumentar o aproveitamento frontal do aparelho, as imagens liberadas mostram que esse dispositivo ainda teria um “queixo” considerável na sua tela. Além disso, a borda superior também é um pouco maior do que o esperado.
Já o módulo de câmeras principal chama a atenção por aparentar ter lente periscópio. O sensor seria acompanhado por lentes ultawide e de profundidade. Por fim, a parte inferior traz a tradicional entrada USB-C e saída de áudio para os alto-falantes.
Por enquanto, a Xiaomi não se manifesta sobre o assunto. Assim, alertamos que tudo ainda deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado, uma vez que há claros indícios de que a fabricante simplesmente abandonou essa ideia de 2018.
Fonte: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n157993/xiaomi-registra-patente-celular-camera-pop-up.html?fbclid=IwAR2YDFfjpwwlOm-eGHSOWRwfWNAF3Gj_vsuhFpUXCKt031CQ6FlR_-QKSoY