Category :

A atriz Millie Bobby Brown (Foto: Getty Images)

A atriz Millie Bobby Brown (Foto: Getty Images)

Em 2014, os proprietários dos direitos dos livros de Conan Doyle perderam a maior parte de seu poder sobre as obras de ‘Sherlock Holmes’ quando foi decidido que todas as histórias de autoria sobre o icônico detetive publicadas antes de 1923 seriam de domínio público. Mas a decisão não tirou o poder do Doyle Estate de suas últimas 10 histórias originais, escritas entre 1923 e 1927. De acordo com o portal Hollywood Reporter, o processo alega que a diferença entre as histórias de domínio público e as de direitos autorais são ‘as emoções’.

Jeremy Brett em The Adventures of Sherlock Holmes (1984-1985), Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (2009), Jonny Lee Miller em Elementary (2012-atual), Ian McKellen em Sr. Sherlock Holmes (2015), e Benedict Cumberbatch em Sherlock (2010-atual)   (Foto: Divulgação)
Jeremy Brett em The Adventures of Sherlock Holmes (1984-1985), Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (2009), Jonny Lee Miller em Elementary (2012-atual), Ian McKellen em Sr. Sherlock Holmes (2015), e Benedict Cumberbatch em Sherlock (2010-atual) (Foto: Divulgação)

“Depois das histórias que agora são de domínio público e antes das histórias protegidas por direitos autorais, a Grande Guerra aconteceu”, afirma a denúncia. “Na Primeira Guerra Mundial, Conan Doyle perdeu seu filho mais velho, Arthur Alleyne Kingsley. Quatro meses depois, ele perdeu seu irmão, o general Innes Doyle. Quando Conan Doyle voltou a Holmes nas histórias protegidas por direitos autorais entre 1923 e 1927, não era mais o suficiente para que o personagem Holmes fosse a mente racional e analítica mais brilhante. Holmes precisava ser humano. O personagem precisava desenvolver conexão e empatia humanas”, completou.

A atriz Millie Bobby Brown (Foto: Instagram)
A atriz Millie Bobby Brown (Foto: Instagram)

E assim “Sherlock ficou mais sentimental”, continua a queixa, levantando a questão de saber se o desenvolvimento de emoções é algo que pode ser protegido por direitos autorais e se a suposta representação de Sherlock em ‘Enola Holmes’ é de alguma forma derivada disso. Segundo a denúncia, o filme será lançado em agosto e o Doyle Estate quer “proibir os acusados ​​de violarem ainda mais a propriedade intelectual”.

Fonte: https://revistamonet.globo.com/Filmes/noticia/2020/06/responsaveis-pelas-obras-do-autor-de-sherlock-holmes-processam-produtora-por-filme-sobre-irma-do-detetive.html