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A descoberta do registro da patente foi feita pelo jornalista Mike Murphy, que publicou a novidade no site Protocol, no último domingo (13). As imagens contidas no documento mostram que o Instagram poderia reconhecer automaticamente quando a legenda apresentasse um endereço URL, identificando termos como “www” ou “http” contidos no texto. Neste momento, um pop-up iria perguntar ao usuário se ele desejaria tornar o link clicável.

Registro de patente mostra que Instagram pode cobrar para usuário adicionar links na legenda — Foto: Reprodução/Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos

Registro de patente mostra que Instagram pode cobrar para usuário adicionar links na legenda — Foto: Reprodução/Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos

Na imagem de teste, o custo para ativar o link é de “$ 2,00”, não especificando a moeda. No entanto, esse preço é apenas demonstrativo. De acordo com o documento, o valor da taxa será calculado levando em conta algumas variáveis, como o número de seguidores que o usuário possui, por exemplo.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/09/instagram-pode-cobrar-para-inserir-links-em-legendas-revela-patente.ghtml?fbclid=IwAR32ppLb3a9YFM-w6hXsCmWUYhIWESyOzI5mZcqqgntcRSaZ-LiM0oQzvGU
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Seguindo o percurso de publicação, após a aprovação do pagamento, o endereço seria publicado imediatamente com o link. Caso houvesse problemas na transação ou o usuário optasse por não pagar a taxa, a legenda seria publicada nos moldes atuais, no formato de texto comum.

Atualmente, além de direcionar os seguidores para o “link na bio”, os usuários só conseguem compartilhar links para sites externos nos Stories, convidando os amigos a “arrastarem a tela para cima”. Somente contas com mais de 10 mil seguidores possuem o recurso.

Endereço URL seria exibido com link clicável na legenda do Instagram — Foto: Reprodução/Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos

Endereço URL seria exibido com link clicável na legenda do Instagram — Foto: Reprodução/Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos

Vale lembrar que o registro de patente do novo recurso não obriga o Facebook a implantá-lo no Instagram. Além disso, a rede social diz não ter planos de adotar a função por enquanto. No entanto, a especulação abre espaço para uma possível atualização no futuro, mesmo que a ferramenta seja gratuita.