Um juiz na Rússia aprovou uma decisão que permite a violação de direitos autorais do popular desenho animado britânico Peppa Pig e outras marcas internacionais de “nações hostis” como os EUA e o Reino Unido
A Rússia está sentindo o aperto das sanções econômicas impostas a ela por sua invasão da Ucrânia. E agora optou por contra-atacar com uma arma bastante original – Peppa Pig, o popular desenho animado britânico.
Um tribunal na Rússia decidiu que o desenho, com Peppa, a porca, sua família e amigos, pode ser copiado por empresas de todo o país sem qualquer preocupação de violação de marca registrada. Usar o desenho animado não convidaria a nenhuma punição. A medida vem em retaliação às sanções impostas a Moscou pelo Reino Unido e outras nações.
Sobre o que é a decisão judicial?
Em setembro passado, a One Entertainment, a empresa por trás da Peppa Pig, processou um empresário russo por criar suas versões dos populares personagens de desenhos animados – Peppa Pig e Daddy Pig, entre outros. Exigiu que Ivan Kozhevnikov desembolsasse uma compensação de 40.000 rublos por violação de direitos autorais.
Agora, um tribunal em Kirov, a nordeste de Moscou, rejeitou o caso. O juiz Andrei Slavinsky disse em sua decisão que as “ações hostis dos Estados Unidos da América e países estrangeiros afiliados” influenciaram sua decisão.
De acordo com o juiz, sanções políticas e econômicas “restritivas” do Ocidente sobre a invasão militar da Ucrânia permitiram que o tribunal recusasse as alegações de violação da Entertainment One UK Ltd. O uso de invenções patenteadas, desenhos industriais e modelos de utilidade de “países hostis”, como os EUA e a Grã-Bretanha, ainda será permitido na Rússia, disse a decisão, de acordo com um relatório do tablóide britânico Daily Mail .
Slavinsky disse que as sanções contra a Rússia permitiram que o tribunal não protegesse os direitos de marca registrada da empresa. Acredita-se que as autoridades de Moscou tenham usado o caso em andamento como uma oportunidade para atacar o Ocidente.
O caso é apenas um dos vários casos de violação da Peppa Pig arquivados na Rússia a partir do Reino Unido. Houve vários casos arquivados na Sibéria também.
Em 2019, a multinacional americana Hasbro adquiriu a série de TV animada em um acordo de US$ 3,8 bilhões para a Entertainment One. Quando o caso foi arquivado, a compensação foi de £ 400 (Rs 39,9 lakh). Agora, com o valor do rublo russo caindo drasticamente, a compensação foi reduzida para £ 230 (Rs 22,95 lakh).
A obsessão de Boris Johnson pela Peppa Pig
O veredicto da Peppa Pig é possivelmente a maneira da Rússia de irritar o primeiro-ministro britânico Boris Johnson. Em novembro de 2021, em um discurso bizarro, o premiê havia falado sobre seu gosto pelo desenho animado.
Ele disse a executivos de negócios da Confederação da Indústria Britânica que “nenhum funcionário público de Whitehall poderia inventar Peppa”, ao elogiar o “poder da criatividade do Reino Unido”.
“Ontem fui, como todos devemos, ao Peppa Pig World… adorei. O Peppa Pig World é muito o meu tipo de lugar: tem ruas muito seguras, disciplina nas escolas”, disse ele em um discurso que se tornou viral.
Ele não parou nisso. “Quem teria acreditado que um porco que parece um secador de cabelo ou possivelmente um secador de cabelo de Picasso, um porco que foi rejeitado pela BBC , agora seria exportado para 180 países com parques temáticos tanto na América quanto na China”, disse Johnson. .
Guerras de marcas
Parece que o porco popular agora se tornou uma ferramenta de vingança da Rússia.
O veredicto da Peppa Pig, no entanto, obscuro é motivo de preocupação. Teme-se que a ‘nação mais sancionada’ do mundo possa encorajar mais violações de marcas com o Kremlin emitindo uma ordem que permite que invenções patenteadas e desenhos industriais de “países hostis” sejam usados sem permissão. Aqueles que os utilizarem não estarão sujeitos a compensação.
A lista de países hostis da Rússia inclui Ucrânia, EUA, Reino Unido, Canadá, todas as 27 nações da União Européia, Suíça, Islândia, Austrália, Japão, Coréia do Sul, entre outros.
Desde a invasão, países de todo o mundo impuseram sanções à Rússia. A maioria das restrições são impostas pelos Estados Unidos, seguidos pela Suíça. O Reino Unido está entre o país que impôs menos sanções à nação agressora, mas entre a crescente pressão dos Estados Unidos e da União Europeia está ampliando as penalidades.
Várias grandes marcas – McDonald’s, Coca-Cola, Apple, IKEA, Starbucks, H&M, Zara, Levi’s, para citar algumas – deixaram a Rússia. Agora há um temor crescente de que Moscou permita o roubo de marcas registradas em maior escala.
Fonte: https://www.firstpost.com/world/the-peppa-pig-revenge-explained-how-russia-is-retaliating-to-sanctions-by-encouraging-copyright-infringement-10459191.html