Processo continua na justiça, mas a Nikola conquistou uma pequena vitória. Enquanto isso, empresas se preparam para lançar produtos ainda este ano
A Nikola Motoracusa a Teslade ter violado patentes de seu caminhão, One, e pede indenização de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões na conversão direta). No mais recente lance dessa disputa entre as duas empresas norte-americanas, a Tesla perdeu. Teve negado um pedido de revisão da patente da porta lateral do One. O processo corre na Justiça dos Estados Unidos desde 2018.
O Semi, caminhão da empresa de Elon Musk, teria peças com desenho copiado do modelo da rival. Os dois ainda não foram lançados e terão motores elétricos. No mais recente round dessa briga, a Nikola obteve uma pequena vitória.
No ano passado, a Tesla pediu revisão da patente da porta lateral do One. Mas o Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) recusou a solicitação. E informou que não havia razão para derrubar a patente.
Nikola afirma que vem tendo prejuízos
A Nikola sustenta que o Tesla Semi tem pára-brisa, porta e os para-lamas dianteiros, além do formato aerodinâmico, copiados do projeto do One. E que isso estaria causando confusão nos clientes e desviando vendas para a Tesla.
De acordo com informações da empresa, seu prejuízo seria de cerca de R$ 2 bilhões. Essa foi a conta utilizada para determinar o valor do pedido de indenização. Por ora, não há informações sobre quando o processo deverá ser concluído.
Enquanto isso, as duas empresas estão trocando farpas. Após a decisão do USPTO, o fundador e CEO da Nikola, Trevor Milton, alfinetou a rival. A provocação foi publicada em sua conta no Twitter. “Tesla perde a tentativa de invalidar as patentes da @nikolamotor”, escreveu.
Empresa tem seis patentes registradas
A Tesla, por sua vez, divulgou um comunicado à imprensa no qual rebate as acusações. “É evidente que não há mérito neste processo”. A Nikola rebateu dizendo que está defendendo sua propriedade intelectual.
O protótipo One foi apresentado em 2016. O USPTO concedeu um total de seis patentes à empresa de Milton. Estão patenteados o desenho de para-brisa, portas, fuselagem, pára-choque, revestimento lateral e o design geral do One.
No ano seguinte, a Tesla apresentou o caminhão Semi. Foi aí que a disputa começou. Segundo a Nikola, o modelo da concorrente tem itens idênticos aos do pioneiro.
Nikola aposta em parceria
Enquanto o processo se arrasta, a Nikola continua ativa no desenvolvimento de tecnologias de propulsão alternativas. A lista de produtos da empresa é composto pelos modelos One, Two e o Tre. Os três caminhões são destinados ao transporte rodoviário de longa distância. E nenhum deles está à venda.
O projeto em estágio mais avançado é o do Nikola Tre. A empresa anunciou que inciaria neste ano os testes na Europa do protótipo do modelo elétrico baseado no Iveco S-Way. Mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o projeto teve de ser adiado.
Tesla testa semi em condições extremas
No fim do mês de março, um protótipo do Semi foi flagrado rodando em testes no Alasca, EUA. Isso mostra que o cronograma de desenvolvimento do caminhão está bem avançado. No início do ano a Tesla havia informado que testaria o modelo em condições de frio extremo antes de dar início à produção em série.
A Tesla pretendia começar a fabricar seu primeiro caminhão neste ano. Mas, devido à pandemia do novo coronavírus a data de lançamento deverá ser postergada.
Quando o Semi foi apresentado, no fim de 2017, a Tesla informou que sua autonomia seria de cerca de 800km. Esse número, segundo informações da empresa, seria obtido com o caminhão levando a capacidade total de carga, que é de pouco mais de 36 toneladas.
Mas, segundo o CEO da Tesla, Elon Musk, o número pode ser ainda mais impressionante. Ele afirma que, após receber várias melhorias, o Semi poderá rodar até 965 km sem que as baterias tenham de ser recarregadasa. Esse número, segundo Musk, poderá ser obtido com o caminhão levando 100% da capacidade de carga.
Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/nikola-motor-processa-a-tesla/