Criadores do personagem querem ter a propriedade intelectual de volta!
Recentemente, os irmãos Jim e John Thomas moveram um processo judicial contra a Disney. O objetivo deles é cancelar a oferta inicial dos direitos do personagem, que eles fizeram para a Fox ao vender o roteiro do filme original. Para isso, os dois estão explorando uma cláusula em uma lei de direitos autorais criada em 1978. Porém, essa lei foi modificada recentemente.
Curiosamente, uma das empresas que mais fez lobby pela mudança da lei foi justamente a Disney, já que o estúdio depende muito de propriedades intelectuais. Com as mudanças, detentores de direitos autorais podem mantê-los por um tempo estendido. No entanto, uma das pequenas alterações diz respeito justamente a criadores recompensados de forma injusta pela venda de suas criações.
Com isso, os direitos do Predador expiram neste sábado, dia 17 de abril. Assim, a Disney ainda tem duas alternativas caso queira manter a franquia: ou entrar em um acordo com os irmãos Thomas antes da expiração do copyright ou então, tentar comprar novamente a franquia, depois que já estiver de volta nas mãos dos criadores. Por isso, é possível que o reboot não saia como o planejado, caso os roteiristas não queiram negociar com o estúdio.
Jim e John Thomas foram os responsáveis por criar o Predador como nós o conhecemos. Eles venderam o roteiro original do filme para a Fox, na época, com o título “Hunters” (“Caçadores”, em tradução literal). Com o passar dos anos, o personagem ganhou fama e sucesso, recebendo outros filmes, um crossover com a franquia Alien e até mesmo um reboot, sem contar outras mídias derivadas, como os quadrinhos.
Fonte: https://www.legiaodosherois.com.br/2021/predado-processo-reboot-disney.html