Category :

Antes de responder ao querido casal, gostaria de observar uma proposta de que esse inventor pouco conhecido, a quem você pediu, fosse proclamado (pelo perdão dos devotos de Santa Efigênia) o protetor de todos os lares – ou o isolamento social forçado pela pandemia de Covid19.

A abençoada americana Josephine Garis-Cochrane, que em 1886 confiou ao mundo essa contracepção que lava a louça e a alma daqueles que deixaram de pagar penitência na pia, graças à sua concepção impecável.

A criatividade veio da família: Josephine era neta de um dos inventores do navio, o americano John Fitch. Com 44 anos, tornou-se viúva e, da pequena mansão que deixara, a porcelana começou a faltar, quebrando-se entre uma lavagem e outra.

Para se livrar de serviços tediosos e preservar seus pratos e outras peças de cozinha frágeis, Josephine recrutou o mecânico ferroviário George Butters para ajudá-la a aperfeiçoar e automatizar uma idéia patenteada em 1850 por Joel Houghton: uma máquina de lavar louça com alças.

Josephine e George revolucionaram o processo de lavagem instalando uma roda de metal com compartimentos de panelas dentro de uma caldeira de cobre. O motor girou o volante, expondo os utensílios das crianças a sabão e água morna – seguro para quem os rodeia e para a integridade da louça. Foi a primeira máquina a usar apenas a pressão da água na limpeza, em vez de na limpeza.

lava-louças - patente - reprodução - reprodução
Patente (No. 355.139) que descreve a primeira máquina Cochrane

Imagem: Reprodução

A máquina de lavar louça automática foi exibida e premiada na Feira Mundial de Chicago em 1893. Em manifestações, o público viu 240 peças entrarem na máquina e saírem como novas em apenas dois minutos. Além disso, nove máquinas foram usadas em cafés e restaurantes como parte da feira.

O sucesso foi tão grande que Josephine criou a empresa, a Garis-Cochran Company Company. Inicialmente, os custos eram altos e a idéia foi comprada por praticamente apenas hotéis e restaurantes.

anúncio de máquina de lavar louça - Reprodução - Reprodução
O anúncio da invenção de Josephine chamou a atenção para “a única máquina usada na Feira Mundial” em Chicago em 1886. Além de estar em exibição, a máquina de lavar louça também era usada pelos restaurantes da feira.

Imagem: Reprodução

A popularização desta invenção ocorreu apenas após a morte de Joseph em 1913. Treze anos depois, sob o nome de Cochran’s Crescent Laundry, sua empresa adquiriu a Hobart Manufacturing Company, que continuou a operar a linha comercial. Em 1949, Hobart começou a vender máquinas de lavar louça caseiras com um selo Kitchen Aid com água quente em todas as casas dos Estados Unidos. Veja o seguinte anúncio:

Anúncio 2 da máquina de lavar louça - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O sucesso foi tão grande que estima-se que dois terços das famílias americanas tenham uma máquina de lavar louça – na Europa a média é de 48%.

E para aqueles que ainda estão desistindo de seu lugar na pia com uma máquina que consome eletricidade e água, saiba que as coisas se tornaram ainda mais ecológicas após mais de 100 anos de modernização: se você levar para casa os modelos mais modernos, eles economizarão água (26.500 litros por ano), em slides (US $ 580 por ano) e terá ainda mais tempo livre (dde dias do ano).

Agora me dê permissão querido casal para instalar a máquina de lavar louça que eles doaram para mim. Agradeço sinceramente a você e a St. Josephine pela graça que alcançou.

Fonte: https://www.turnozero.com/tecnologia-favorita-de-pia-de-cozinha-quem-inventou-a-maquina-de-lavar-louca-27-07-2020/