Category :

Relatórios recentes indicam que a Nokia está processando a OPPO após a fabricante chinesa ter optado por não renovar contratos que permitem utilizar patentes certificadas pela concorrente, que por estar presente no mercado há bastante tempo detém vários tipos de tecnologias que ainda são utilizadas pelas demais marcas.

Segundo informações, a Nokia registrou queixas em órgãos europeus e asiáticos sobre a OPPO supostamente estar violando as patentes SEP e não-SEP — que estariam ligadas à conectividade e recursos de segurança — após não ter renovado o acordo de licenciamento firmado em 2018 entre as duas empresas, conforme afirmou o jornal Economic Times.

Além da OPPO a Nokia também possui acordos de royalties com diversas outras empresas, incluindo a Samsung, Apple, LG e Lenovo, que podem utilizar os recursos desenvolvidos pela concorrente desde que sigam o que foi definido nos contratos.

Quanto ao processo, o porta-voz da marca emitiu um comunicado tratando sobre os processos e acusações feitos contra a gigante chinesa:

Temos negociado a renovação do nosso acordo de licenciamento de patentes com a OPPO, mas infelizmente eles rejeitaram nossas ofertas justas e razoáveis. O litígio é sempre nosso último recurso e nos oferecemos para entrar em arbitragem independente e neutra para resolver o assunto amigavelmente. Ainda acreditamos que esta seria a forma mais construtiva de avançar“, afirmou a Nokia.”

A OPPO acusou a Nokia de “desonrar o licenciamento da patente sob termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios”, reiterando essas informações em um comunicado emitido para esclarecer esse impasse.

 “A OPPO respeita e protege seus próprios direitos de propriedade intelectual e de terceiros e está comprometida com a cooperação positiva no licenciamento de patentes na indústria. A OPPO se opõe a consultas não razoáveis, como o uso de litígios como ferramenta“, disse a empresa.”
Fonte: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n176889/nokia-processa-oppo-suposta-quebra-patente.html